segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aprenda a cuidar de um Porquinho-da-Índia.

Objetos necessários:
-Gaiola com espaço suficiente para o porquinho se movimentar.
-1 pote para ração(não compre potes leves, pois o porquinho poderá derruba-lo).
-1 pote para água, ou bebedouro para porquinhos.
-Serragem(necessário para que o porquinho defeque e urine sem dar cheiro por um bom tempo.Serve serragm de Hamster).
-Rodinha de exercícios(serve para descontrair)
-2 panos: 1° pano-> serve para o porquinho deitar-se, para que os ferros da parte de baixo da gaiola não machuque ele(não cubra o chão inteiro da gaiola, deixe o pano somente na área correspondente ao tamanho do porquinho).
2° pano-> serve para tapar a parte de cima da gaiola, pois os porquinhos gostam de ficar escondidos(tape apenas a parte superior da gaiola, não tape os lados).
-Bacia para banho, precisa ser bem maior que o porquinho.
Cuidados:
A gaiola do porquinho deve apresentar grade que separe a serragem do porquinho, pois o porquinho não pode entrar em contato com sua urina e suas fezes.
O porquinho precisa de amor e carinho, então, segure ele no colo às vezes e faça carinho(não seja bruto com ele, o porquinho é um animal frágil).
Não dê banho o tempo todo.
Deixe o porquinho circular em algum lugar, mas não por muito tempo.Exemplo:Na varanda ou quintal de sua casa com espaço limitado para que o porquinho não fuja, sala, quarto...
(observe ele o tempo todo para que nenhum outro animal o machuque), será mais fácil o alojamento do porquinho se não houver outros animais em casa.Solte o porquinho todo dia, pois eles precisam se exercitar.

Existem "gaiolas" próprias para exterior em lojas especializadas, normalmente em madeira e fechadas em cima, com apenas uma parede em rede na parte frontal. Estes abrigos devem estar levantados do chão cerca de 90 - 120cm e encostados a uma parede, primeiro para que não tombem, depois para manter os porquinhos a salvo de qualquer animal e protegidos da chuva. Deve estar num local onde o sol não incida directamente e onde não exista vento ou correntes de ar. Se mora no campo e existe agricultura por perto, cuidado com o pó que vem dos produtos utilizados na agricultura, que são fatais aos porquinhos. No inverno não se esqueça de colocar uma manta por cima da gaiola, principalmente durante a noite, para que possam estar mais quentinhos e proteja-os da chuva.

Mantenha a gaiola dele em local com temperatura ambiente, ou seja, nem muito quente, nem muito frio.
Não dê apenas ração para seu bichinho, alimente-o também com alface, couve, batata, banana e cenoura(lave bem o alface e a couve antes de dar para ele comer.Dê a ração para ele no máximo 2 vezes ao dia, seja qual for a ração).

Adestramento:
1° parte:Deixe a porta da gaiola aberta para que o porquinho se sinta livre para sair dela quando bem entender, deixe-a(gaiola) em um local que não haja tanto espaço(espaço suficiente para o porquinho avistar sua gaiola).
Exemplo: sala ou quarto.
Coloque a comida sempre dentro da gaiola, para que o porquinho saiba que é na gaiola que a comida fica, e sempre que ele estiver com fome, é para a gaiola que ele irá.
2° parte:Quando você for colocar a ração de seu porquinho em sua vasilha, sacuda muito o pote onde fica armazenada a comida, para que ele ouça o som.Coloque a ração no pote e certifique-se de que ele está vendo você colocando a comida na vasilha dele.Se você fizer isso toda vez que for servir sua refeição, o porquinho saberá que está na hora dele comer.

É o que faço com meu porquinho, espero que as informações contidas em meu blog o ajude.
Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário